Ocorreu um erro neste gadget
RSS

Grande Cachoeira Alto da Serra


Para chegar ao local foram necessários quatro dias de buscas.

Depois de conseguirmos informação sobre a possível existência de uma grande cachoeira que estaria localizada no Alto da Serra (Piraí Mirim),  iniciemos a checagem dessas informações (bastante confusas devido ao fato de existirem muitas outras quedas d’água na região) para tentar localizar a cachoeira que teria aproximadamente sessenta metros de queda livre.
Enquanto as duas primeiras tentativas serviram para a identificação do percurso a ser percorrido até a queda e sua demarcação, no terceiro encontro  conseguimos chegar muito próximo do local.





Como o caminho correto até a grande cachoeira estava cada vez mais claro, ao final do terceiro dia resolvemos montar o acampamento por acreditar em tal proximidade. O acampamento foi montado numa região que permitia contato visual com grande parte do caminho restante que separava a equipe da nova conquista.


Após dedicarmos boa parte do sábado ao estudo da área, ao final do dia fomos premiado com um belíssimo pôr-do-sol.






 As conversas em volta da fogueira, na noite agradável, giravam todas em torno da expectativa de alcançarmos o objetivo maior da expedição.


Sem saber das dificuldades que enfrentaríamos pelo caminho, depois de um rápido café da manhã,  desmontemos o acampamento por volta das 5h30. Chegava a hora de seguir rumo a mais uma descoberta. O tempo não podia ser perdido...
O primeiro obstáculo superado foi uma grande descida, bastante íngreme, que com o orvalho da manhã tornava a região bastante escorregadia. Como quedas não faziam parte dos planos, percorremos o trecho  sem pressa e com muito cuidado.
No final da descida, passamos por uma fenda por onde corria água límpida e gelada, aproveitamos para encher os  reservatórios.
Depois seguimos em direção a  um pequeno capão de mato fechado, algumas subidas e descidas e, em seguida, outro capão de mato mais extenso, enfim  pudemos ouvir o som de queda d’água se tornando cada vez mais forte a cada passo.



Com a experiência adquirida nos últimos anos, todos foram unânimes ao afirmar que o som se tratava de uma grande cachoeira. Seria ela a queda que tanto procurávamos ?
Andando alguns poucos metros a mais, que naquele ponto pareciam se tratar de quilômetros diante de tanta expectativa, eis que através de uma pequena clareira na mata conseguimos avistar parte da cachoeira.
Como não havia trilhas no local, os últimos metros foram os mais difíceis. O caminho foi sendo aberto, aos poucos, em meio à vegetação repleta de espinhos e árvores.
Com a certeza  essa foi a maior descoberta feita por nós  até o momento. A expressão de alegria e a boa sensação da descoberta eram visíveis na face de cada um, afinal,  todo o esforço se tornou válido diante de mais essa maravilha criada por Deus.
Formando um belo lago, que torna a beleza do local ainda maior, a cachoeira realmente apresentava aproximadamente 60 metros de altura.












Permanecemos  algumas horas no local, e não perdemos a oportunidade de entrar  na água clara e limpa, mesmo com o frio considerável que fazia naquele domingo.

Veja abaixo o vídeo gravado em HD.




Maiores informações sobre o local, seu acesso e até mesmo expedições até a região, poderão ser obtidos pelo e-mail foradomapa@hotmail.com.br, ou ainda pelo telefone (42) 9932-3021 ou (42)9949-7060

Deixe seu comentário




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: